segunda-feira, 30 de maio de 2011

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INVESTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DE PROGRAMAS COMO O E-PROINFO

O e-Proinfo constitui-se um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação a Distância (SEED), que utiliza a internet para a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, tais como: cursos a distância, complemento de cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos, além de outros instrumentos de apoio ao processo ensino-aprendizagem (MEC, 2011 [on-line]). No e-Proinfo, existe um ambiente denominado “site do Participante” onde as pessoas podem se credenciar para participarem, via internet, de diversos cursos e outras ações oferecidas por entidades conveniadas, além de terem acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas, tendo a oportunidade de interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e outros cursistas (MEC, 2011 [on-line]). Além das possibilidades de utilização acima citadas, o e-Proinfo oferece ainda diversos outros recursos, tais como: notícias, avisos, agenda, biblioteca, diário e tira-dúvidas. Dentre as ferramentas oferecidas, é possível destacar: e-mail, chat e fórum de discussão e banco de projetos (MEC, 2011 [on-line]). Portanto, o Governo Federal, através do e-Proinfo, oferece para a sociedade a oportunidade de ingressar no mundo virtual, bastando para isso associar-se a nova comunidade e-proinfo, através do site www.softwarepublico.gov.br (MEC, 2011 [on-line]).
Informações extraídas do site http://eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=1, em 20 abr. 2011

Nome: Márcia C. Francisquini Santos
Formação: Cursando o 3º período de Pedagogia pela UNIRIO

2 comentários:

  1. Márcia, sua reportagem é muito interessante e de grande valor, uma vez que a educação a distancia possibilita que um número maior de pessoas possam ter sua formação profissional, com menos gastos e com tempo mais flexivel, o que são fatores que contribuem para o estudo de muitos que não possuem uma instituição próxima de sua residência, que trabalham o dia todo, bem como os que dispõem de pouco recursos financeiros. Estar divulgando, por meio de notícias, estes programas permite que grande parte da população conheça e busque participar.

    ResponderExcluir
  2. A oportunidade dada às pessoas para que ingressem no mundo virtual é muito importante. Pois é através desta ferramenta que se tem acesso à informações, redes sociais, etc. Gostei muito da matéria!

    ResponderExcluir